sábado, 27 de novembro de 2010

II Semana da Consciência Negra: Literatura Africana e Alteridade (2010)




Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2010 o NEAB realizou, na cidade de Dourados/MS, a II Semana da Conciência Negra. O curso teve como objetivo iniciar professores, alunos e membros da comunidade externa no estudo da Literatura Africana dos países de Língua  Portuguesa.  
 
O intuito dessa introdução  foi de levar  o conhecimento  dessa  literatura  para  criação  de  estratégias pedagógicas que possibilitem a implementação da Lei 11.645/05 que dispõem sobre o estudo da história Africana, Afro-brasileira e  Indígena no ensino médio. A  literatura é um  instrumento privilegiado para o conhecimento da História Africana e das  relações entre Brasil e África.




Conteúdo programático realizado no evento

17.11.2010
Literatura Africana e História  (Prof. Dr. Linderval Augusto Monteiro).
Filme Terra Sonanbula

18.11.2010
Literatura Infantil Africana (Prof. Dr. Márcio Mucedula Aguiar).
Filme Kiriku e a Feiticeira

19.11.2010
Literatura Moçambicana: possibilidades de Ensino (Profª. Dra. Leoné Astride Barzotto).
Angola: docência x literatura (Mestrando João Martos).
Peça: Rascunhos Mestiços. Baseado no livro Rascunhos de luz, de Gicelma Chacarosqui (Gruporã com de direção de Ademir de Carvalho Martins).


Fotos do Evento









quinta-feira, 25 de novembro de 2010

I Simpósio de Pesquisa e Extensão da FCH/UFGD: A Humanidade nas Humanidades (2010)





O NEAB esteve presente, auxiliando de várias formas, no I Simpósio de Pesquisa e Extensão da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados realizado. 
Os principais eixos temáticos apresentados neste simpósio foram : 1) Ensino e Desenvolvimento Cognitivo; 2) Políticas Públicas; 3) Gênero, Relações Raciais e Direitos Humanos; 4) Trabalho e Desenvolvimento Regional; 5) Povos indígenas, Quilombolas e Ruralidades; 6) Imprensa, Memória e Representação Política e ; 7) Território, Fronteira e Meio Ambiente.





As mesas redondas contaram com a participação de inúmeros professores das Ciências Humanas: 
Prof.ª Dr.ª Débora Peres Menezes, Prof.ª Dr.ª Flaviana Gasparotti Nunes,Prof.ª Dr.ª Luciana Leonetti Correia, Prof.ª Dr.ª Marisa de Fátima Lomba de Farias, Prof.ª Dr.ª Morgana de Fátima Agostini Martins,
Prof.ª Dr.ª Verônica Aparecida Pereira, Prof. Dr. Antonio Augusto Pinto Júnior, Prof. Dr. Guillermo Alfredo Johnson, Prof. Dr. André Luiz Faistin, Prof. Dr. Losandro Antonio Tedeschi, Prof. Dr. Márcio Mucedula Aguiar, Prof. Dr. Vicente Cassep-Borges, Prof. Dr. Eliazar João da Silva, Prof.ª Dr.ª Lisandra Pereira  Lamoso, Prof. Dr. Marcos Ferraz, Prof.ª Dr.ª Vanderléia de L. Dal Castel Schlindwein, Prof.ª Dr.ª Alzira Salete Menegat, Prof. Dr. Jorge Eremites de Oliveira, Prof. Dr. Protásio Paulo Lenger, Me. Carlos Barros Gonçalve,Prof. Dr. Paulo Roberto Cimó Queiro, Prof. Dr. Eudes Fernando Leite, Prof. Dr. Linderval Augusto Monteiro, Prof. Dr. Marcos Antônio da Silva, Prof.ª Dr.ª Nauk Maria de Jesus, Prof. Dr. André Geraldo Berezuk, Prof. Dr. Edvaldo Cesar Moretti, Prof. Dr. Paulo Roberto Cimó Queiroz.




As palestras atrairam um grande número de pessoas


Alguns auxiliares do Evento

III Seminário Racismo e Antirracismo : Educação para diversidade (2010)

O III Seminário (2010), realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD),  teve como objetivo discutir melhor a história e a realidade da população negra no Brasil, já que se faz necessário romper com muitos preconceitos e enganos que são disseminados de diferentes formas, inclusive no ensino das escolas.






A programação do evento contou com minicursos e palestras sobre Literatura Africana de países de Língua Portuguesa; Diversidade Cultural e Educação Indígena; Relações Étnicorraciais e Educação na UFGD.




 (19/05/2010) Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar com os participantes da mesa redonda: Professor Dra. Leoné Astride Barzotto, Prof. Dr. Linderval Augusto Monteiro e Prof. Mestrando João Martos Rosa.

(20/05/10) Prof. Dr. Mário Teixeira de Sá, Profa. Dra. Adir Casaro Nascimento e Profa. Dra. Noêmia dos Santos Pereira Moura.

 (21/05/10) Profa. Ms. Luciana Araújo Figueiredo, Prof. Dr. Marcio Mucedula Aguiar e Profa. Dra. Nauk Maria de Jesus.








 O III Seminário realizado em Maio de 2010 obteve grande número de inscritos.












 Alguns membros da equipe de apoio do III Seminário.

II Seminário Racismo e Anti-Racismo: Ações Afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidade (2009)

A segunda edição do Seminário (2009) deu continuidade às discussões iniciadas em 2008 sobre mecanismos eficazes para inclusão da população afro-descendente e indígena na universidade. O evento teve como tema “Ações afirmativas para o reconhecimento e respeito à diversidadee pretende inserir também a discussão de gênero com a reflexão sobre a implementação da Lei Maria da Penha e suas consequências para visibilidade e combate as violências que tenham como base o gênero e a sexualidade. Um dos objetivos do Seminário foi promover o debate entre estudantes, professores e membros da comunidade sobre os mecanismos efetivos para inclusão das populações historicamente discriminadas; fazendo uma reflexão sobre os mecanismos de desigualdade que perpetuam essa situação; e também dando visibilidade ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (NEAB) da UFGD.
Alguns dos assuntos discutidos neste segundo seminário foram: 1) Questão Racial e Ações Afirmativas: Políticas de Cotas; 2) Reconhecimento e Diversidade: territórios étnicos e; 3) Gênero e Violência Doméstica: A lei Maria da Penha.
                                                                                    

 Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar, coordenador do evento, com suas auxiliares.


O II Seminário Racismo e Antirracismo também contou com grande participação do público acadêmico e externo.

 As  mesas redondas  contaram com a participação dos Professores (as) Doutores (as): Maria José de Jesus Alves Cordeiro, Eliazar João da Silva e Mario Sá (12/05/2009); Antônio Brand, Cíntia Beatriz Müller e Marcos Antônio de Almeida (13/05/2009); Simone Becker, André Luiz Faisting e Cristina Grobério Pazó (14/05/2009).                            

I Seminário Racismo e Anti-Racismo: Dos mecanismos juridicos às ações afirmativas (2008)

O objetivo do seminário, promovido pela Universidade Federal da Grande Dourados,  realizado em maio de 2008, foi de levar para dentro da universidade o debate sobre a igualdade racial para suscitar o debate sobre cotas.  Pensando a longo prazo o ideal é o investimento no ensino público para garantir oferta de vagas a todos, mas em curto prazo as cotas são importantes para promover a igualdade de oportunidades.



 
A programação do evento apresentou três temas para a comunidade: 1) Racismo e Anti-Racismo: dos mecanismos juridicos às ações afirmativas; 2) Experiências de combate à discriminação no ensino público e; 3) Dilemas e perspectivas sobre ações afirmativas na Universidade.



Professor Dr. Márcio Mucedula Aguiar, coordenador do seminário e também coordenador do núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, com sua equipe de apoio.












O seminário obteve grande participação tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa.